sexta-feira, 1 de agosto de 2014

a vida salva por uma furedeira

A VIDA SALVA POR UM FURADEIRA            DE  PEDREIRO

“Descompressão Cerebral após Trauma (TCE)”

           Durante uma cavalgada em festa, no município de Chalé - MG (comum em Municípios do interior) participavam várias autoridades e o público em geral dos Municípios do Vale de Jequitinhanha, há cerca de 400 km de Belo Horizonte (B.H) e 180 km de Vitória.

           Todos sabem que em casos de TCE em que a compressão cerebral, a rapidez no atendimento neurológico do paciente é um fator decisivo entre a vida e a morte.
Durante a cavalgada, o cavalo em que o prefeito montava assustou-se, provocando a queda do mesmo, que, ao bater com a cabeça em paralelepípedos, teve um afundamento do crânio gravíssimo com inconsciência e coma em poucos minutos.
      M.S
                 Prefeito de Chalé – MG

           A cidade de Chalé fica a poucos minutos de Lajinha, onde existe Hospital de pequeno porte, sem nenhum recurso para casos dessa natureza (neurológico).

           O paciente deu entrada no Hospital com um quadro de coma profundo sendo diagnosticado pelo médico de plantão Drº. Gotardo. Sem possibilidades de remoção do paciente para um centro maior em que seria realizado o atendimento adequado (neurológico), ou seja, uma atitude que deveria ser tomada com urgência ou isso custaria a sua vida.

           Com uma furadeira elétrica (aquelas utilizadas por pedreiros) o médico, fazendo alguns furos na calota craniana, através dos qual o sangue que causava a compressão que certamente o levaria à morte em poucos minutos (“vazou”), descomprimindo-lhe o cérebro.

           Um avião que se encontrava no campo de futebol da cidade levou o paciente até Vitória – ES. Ao chegar ao pátio do Vitória Apart Hospital, entrou novamente em coma profundo, sendo operado imediatamente pele equipe neurológica que o aguardava no Hospital, ou seja, a atitude corajosa e com responsabilidade do plantonista que, com uma furadeira salvou a vida do paciente (prefeito de Chalé).






Nenhum comentário:

Postar um comentário